Carta ao Jovem Cirurgião Dentista

Muitas vezes jovens estudantes ou recém-formados me procuram para conversar sobre seu futuro profissional, em meio a muitas dúvidas sobre as melhores escolhas no início de carreira. Por isso, resolvi escrever esse texto, utilizando parte do que havia escrito para um discurso de paraninfo em uma formatura da UNIP.

Essa tarefa de dar conselhos é muito difícil, pois as circunstâncias pessoais e momentâneas são muito variáveis e é bastante improvável que alguém possa realmente escolher ou opinar verdadeiramente por outra pessoa.

Dessa maneira, o recurso que uso nessas situações é usar a minha história e os meus valores pessoais para representar a minha forma de ver o mundo.

Como professor ou pai procuro motivar os alunos ou meus filhos a compreender a importância de cada momento do curso da vida. Enfatizo sempre que o que temos de palpável é o dia de hoje e que se não utilizarmos adequadamente o presente, não teremos um futuro bom. Uso a seguinte expressão: “Viver bem hoje, para viver melhor amanhã”.

Esse conceito de viver bem o presente às vezes é confundido com ausência de responsabilidade, liberdade total, enfim, falta de seriedade. Não é dessa forma que eu penso. O que eu considero “viver bem” é estar de fato em paz com seus princípios e valores, fazendo diariamente somente aquilo em que se acredita.

Quando nos deparamos com um profissional bem sucedido, alguém menos avisado tende a acreditar que aquele sucesso foi obra do “divino espírito santo”, ou foi por sorte, ou que o profissional é um gênio, ou então que teve padrinhos, enfim, sempre se pensa em uma solução fácil e pronta e se esquece do árduo trabalho durante a jornada, que provavelmente é a resposta certa para aquele sucesso.

Em qualquer ponto em que estivermos não podemos nos esquecer de que chegamos até ele pelas escolhas, decisões e passos que demos antes. Sobre isso, recomendo o famoso discurso de Steve Jobs, “unindo os pontinhos”, facilmente acessível na internet. ( Link para o video e texto original em inglês aqui e legendado aqui ).

Eu como Cirurgião-dentista estou onde estou, porque um dia, há mais de 30 anos decidi fazer odontologia, porque um dia eu me formei, porque dia após dia eu me dediquei à profissão e então, chegou esse dia especial. Realmente parece que foi num piscar de olhos, mas muitas coisas aconteceram nesse período, que com certeza seriam diferentes se eu tivesse escolhido qualquer outro rumo lá atrás.

Por isso meus jovens colegas, não duvidem: a vida de vocês já está definitivamente marcada por essa escolha profissional . Muitos rumos poderão seguir a partir desse ponto inicial, mas sem dúvida esse é um grande marco da vida adulta de vocês.

Falar em começo significa sempre falar em desafios, em dificuldades, em receios. Hoje em dia, a Odontologia vive uma encruzilhada, na qual cada vez mais os profissionais têm que se preparar, tanto científica como materialmente, com grandes investimentos e, cada vez os retornos financeiros são menos vantajosos, pelo menos em curto prazo. Essa situação faz com que algumas vezes os jovens profissionais desistam da profissão, às vezes abandonando uma carreira promissora logo após os primeiros obstáculos.

O que eu posso dar a vocês, meus queridos colegas, é o meu testemunho: Acreditem, pode dar certo e só depende de vocês! Em 1984, quando eu me formei, só se falava em crise econômica e política nesse país, parecia que não haveria o dia de amanhã, mas sempre há o amanhã para quem sonha com um dia melhor.

Passo agora a minha receita pessoal de viver bem o dia de hoje. Essa receita baseia-se em iniciais que fazem uma palavra simples e simbólica, que pode ser guardada na memória e permitir reflexões. A palavra é SELAR.

Selar começa com S de sonho. A vida profissional de vocês também começa com um sonho, um sonho de vida próspera e feliz. Meus queridos, não tenham medo de sonhar, sonhem, mas sonhem muito alto, sonhem somente o melhor para vocês, sonhem com o melhor para as suas famílias, mas, por favor, também sonhem o melhor para a Odontologia. A nossa profissão precisa de jovens sonhadores e idealistas, que acreditem e se disponham a fazer com que a Odontologia mantenha sempre a sua importância social na saúde, e não seja vista como uma profissão técnica e voltada exclusivamente para a superficialidade.

O cirurgião dentista lida com a Saúde de Seres-Humanos e é para isso que vocês foram formados !

O E, é de ética. Uma palavra muito em moda hoje em dia, mas muitas vezes modelada para atender aos nossos interesses. Não é assim que eu proponho para vocês. Peço a licença de citar o administrador Stephen Kanitz, que em 2001 escreveu um artigo memorável sobre ambição e ética. Nesse artigo ele pedia aos jovens que decidissem sua ética antes de sua ambição, pois assim não se correria o risco de ir adequando seus princípios à sua ambição, mudando-os a qualquer momento de acordo com as circunstâncias.

O que eu digo a meus filhos e meus alunos é: definam seus princípios o quanto antes, se possível hoje mesmo, nesse período de reflexão. Olhem para dentro de vocês, lembrem-se dos ensinamentos de sua família, de seus professores, olhem para os seus exemplos e decidam-se sobre seus valores morais e éticos. Como disse Kanitz, ajudar os outros não é ética, é sim, ambição. Ética é o modo de fazer isso.

Hoje em dia, com o aumento da permissividade, parece que tudo é permitido, mas não é verdade, pois essa ampliação de limites éticos em algum momento vai causar profundos estragos. Basta olhar para os olhos das “ilustres” autoridades quando são pegas em escândalos políticos ou financeiros.

O L é de luta. Arregacem as mangas o quanto antes e vão à luta. Para alguns, luta pode parecer sacrifício, mas não é verdade. Luta é vida ! A vida é luta ! Não fiquem esperando que o sucesso caia no colo de vocês, lutem, busquem baseados na ética os seus sonhos !

O que os separa dos seus sonhos ? Nada, exceto a sua capacidade de não desistir nunca, de buscar contornar os obstáculos, de enfrentar as adversidades, criar alternativas, enfim, lutar, lutar e lutar.

Mas falando assim, parece que devemos nos tornar escravos do trabalho, nos transformar em severos cumpridores de responsabilidades.

Não vejo assim, especialmente se usarmos o A, que tanto pode ser de Alegria, quanto de Amor. Lutar com alegria é viver com alegria. Lutar com amor é viver amando ! Quem não quer isso ? Mas, de onde tirar essa alegria, se o dia-a-dia envolve tantos percalços e chateações ? Do sonho, da ética e da luta !

ACREDITEM nisso: se vocês tiverem um sonho e o perseguirem com ética e não pararem de lutar um só instante, naturalmente vocês estarão alegres, pois essa é a fórmula que faz a vida ter sentido. Vida é perspectiva, e enquanto estamos lutando, temos uma perspectiva.

Não fiquem esperando a vida passar para descobrir qual é o sentido da vida, pois, sabem qual é o sentido da vida? É a própria vida ! O caminho é o sentido, a chegada pouco importa, o que vale é viver um dia após o outro com brilho nos olhos, com luta e alegria !

Eu me considero um privilegiado por ter tido a oportunidade de logo no começo da carreira trabalhar no Hospital do Câncer. Fiquei lá por 20 anos e não houve um dia em que eu não tenha tido uma lição de vida. Aqueles pacientes que tinham todas as supostas razões para ficarem chorando pelos cantos, me ensinavam diariamente que “a casca não vale nada, o que vale é o conteúdo”.

Para que ficar se preocupando com coisinhas, para que vaidade, para que orgulho, se temos uma vida para construir e para fazer o melhor ao nosso alcance ?

Vamos à luta, acreditando que o Dia pode ser melhor, com o fruto do nosso trabalho, como reflexo do nosso amor e da nossa alegria !

Concluindo, chegamos ao R. Se as quatro letras anteriores forem cumpridas, o R de realização será o prêmio pela trajetória.

Todos nós queremos realizar coisas, em diferentes níveis e às vezes o caminho parece ser muito longo e penoso. Mas não se preocupem, pois afirmo: SELAR é um caminho infalível !

E a melhor parte dessa receita é que ela vicia. O prazer que a realização proporciona, faz com que novos sonhos existam e tudo começa de novo. Como a música entoa, a vida é uma história que não tem fim !

Apenas mais um lembrete para toda a vida:

LEVEM A VIDA A SÉRIO, MAS DIVIRTAM-SE PELO CAMINHO !